.

.
.

domingo, 3 de junho de 2007

ZONAS DE FREQUENCIA CARDÍACA


Você tem um monitor cardíaco ? Tem alguma idéia a respeito de como usar e determinar as zonas de treinamento ideais para o seu tipo de treinamento ? Então este artigo é para você !!


Primeiramente, o que devemos saber está referenciado a quatro pontos do indivíduo: a freqüência cardíaca em repouso, a freqüência cardíaca máxima, o limiar aeróbio e o limiar anaeróbio. Técnicos e médicos esportivos dos mais diferentes desportos chamam estes pontos de outros nomes e ainda apresentam diferentes opções na forma de determiná-los. De qualquer forma vamos apresentar aqui uma forma simples para determinarmos estes pontos, e assim chegar nas zonas de treinamento. Por favor, sinta-se a vontade em procurar outras opções.

Saber o seu verdadeiro batimento em repouso e o seu batimento máximo, permite-nos calcular porcentagens de batimentos cardíacos. Se você tem um batimento em repouso de 40bpm e o máximo de 140 bpm, quandoestiver se exercitando a 105 bpm, estará a 75% do seu esforço máximo. Outro indivíduo pode apresentar o batimento em repouso de 60 e o máximo de 210 bpm. Quando estiver em 105 bpm, representará 37% de sua freqüência cardíaca máxima, e obviamente isso não será uma intensidade muito forte para este indivíduo.


BATIMENTOS EM REPOUSO

A melhor firma de determinar o seu verdadeiro batimento em repouso é medir no primeiro momento, quando acordar e ainda estiver deitado. Afira, durante um minuto inteiro, mas somente depois de uma boa noite de sono ou quando na véspera tiver realizado um treinamento leve. Não realize depois de dias de competição ou treinos fortes. Algumas pessoas realizam freqüências cardíacas ainda menores se levantarem para ir no banheiro, retornarem, e se deitarem para fazer a aferição


BATIMENTO MÁXIMO

Dos quatro pontos, este é o mais difícil de pegar. Eu recomendo um bom aquecimento e posteriormente um tiro de cinco minutos, sendo os útimos dois para o que der, ou seja, o melhor que conseguir. Note que se sentir cansado logo no começo, aborte a tentativa, pois não conseguirá chegar no seu máximo. Para aqueles que não estiverem acostumados com exercícios muito fortes, é indicado um teste ergométrico e uma visita a um médico esportivo.


LIMIAR AERÓBIO

Depois de saber sua FCM e a de repouso, mostradas acima, a metade desses valores estará bem razoável para seu limiar. Por exemplo, se sua Fcm é 190bpm e sua FCrepouso é de 40bpm, seu limiar aeróbio será de 115 bpm. Existem alguns testes mais precisos, incluindo o teste de lactato e o teste de Conconi. Qualquer um pode fazer estes testes, mas é importante que seja um especialista.


LIMIAR ANAERÓBIO

Este é o ponto mais importante a saber. Geralmente nosso ritmo de competição é próximo a este patamar. Você pode usar 4 opções para mensurar seu limiar anaeróbio:


Conconi Test, Lactato, Time Trial Teste e Competição plena. Vefifique na próxima postagem.


Fonte: Prof. Rodrigo Eichler (CREF 13176/RJ) - Revista Trisport Edição 40

2 comentários:

Unknown disse...

Legal,
Agora aonde faço os testes???

Unknown disse...

Blog maneiro....
Parabéns