.

.
.

terça-feira, 5 de junho de 2007

TESTES PARA AFERIÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO !!


CONCONI TEST

Este é um simples teste de corrida, onde deve-se aumentar o ritmo a cada bloco ou série na pista. Programe uma série progressiva, como por exemplo 8-10 X 200 metros, onde o 6º e o 7º tiro seja no ritmo de seus 10 kms competindo. Plotando uma curva você vai perceber que chega um momento que seus batimentos parecem estáveis e não aumentam por um tempo. Este é o seu limiar anaeróbio. É possível fazer isto com outros esportes como a natação e o ciclismo


LACTATO

O método de outo para achar o seu limiar anaeróbio. Faça uma série de tiros de 1000m, memorize a sua freqüência cardíaca e tire amostras de sangue no final de cada um. Ao final do treino você saberá o seu limiar anaeróbio. Para este teste o atleta deve estar bem descansado, e para realizá-lo é fundamental que seja alguém com experiência no ramo.

A vantagem desse método é que ele é realizado dentro das especificidades do esporte que você pratica, longe de esteiras. Já a desvantagem é que ele gera um custo do kit de lactato (aparelho de medição).


TIME TRIAL TEST

Este método traz a vantagem da performance real do atleta, ao invés de laboratórios, o que pode significar muito. De qualquer forma terá que estabelecer um ritmo forte durante um longo período, o que com certeza atrapalhará e muito a sua programação de treinos semanais (planilha). Programe junto com seu técnico e lembre-se de estar bemdescansado. Geralmente você vai precisar de 30 a 50 minutos para realizá-lo, dependendo do esporte.


COMPETIÇÃO

Se tiver uma seqüência de provas planejadas, você pode usá-las como referencial para ajustar seus limiares. Provas de 15 kms e meia maratona podem ajudar muito. Coloque o seu monitor cardíaco na memória e dê a largada. A média de sua FC será bem perto de seu limiar anaeróbio em provas de meia maratona, poucos batimentos abaixo em provas de 15 kms e 10 batimentos aproximadamente abaixo em provas de 10 kms. Isso tudo em ritmo de competição.

Um comentário:

Dani Silveira disse...

Silvio,
este blog demonstra o seu profissionalismo, cuidado e atenção com seus alunos. Você conhece e gosta do que faz. Você é "o professor", o melhor de todos !!!! Dani