.

.
.

sábado, 2 de junho de 2007

ALONGAR OU AQUECER ?? Saiba quando e como realizar !!


Na verdade, aquecer e alongar sempre deve acontecer, e necessariamente nesta ordem, seja na natação, no ciclismo ou na corrida. O aquecimento é a primeira parte do treinamento, pois tem como objetivo preparar o atleta ou desportista, tanto fisiologicamente como psicologicamente para a realização do seu treino ou competição, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal e a preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para o desempenho da atividade física.


QUAL A DIFERENÇA DO AQUECIMENTO PARA O ALONGAMENTO?


O aquecimento é a repetição de determinados movimentos para aumentar a circulação sanguinea e a temperatura corporal. O alongamento é a execução de uma determinada posição articular de forma lenta e progressiva, a fim de visar uma maior elasticidade muscular dentro dos limites do corpo.

Finalmente, não podemos esquecer que o momento do resfriamento é tão importante quanto o do aquecimento e alongamento. Apõs o término de qualquer modalidade esportiva, seja natação, ciclismo e/ou corrida, devemos diminuir gradativamente o ritmo, pois o corpo precisa voltar ao estado normal ou de repouso. Isso previne uma queda brusca da pressão arterial, sangüínea e temperatura corporal. Ajudando também a musculatura a eliminar os produtos metabólicos da contração muscular.

Bons treinos a todos !!!

Fonte: Bianca Lacerda - Fisioterapeuta (CREFITO 2 nº21913)

Nenhum comentário: