.

.
.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eliziário dos Santos e Rafael Ordonez


O verdadeiro espírito Ironman










Esses são verdadeiramente os guerreiros de Deus.
Dediquei essa semana inteira em meu blog para escrever sobre as peculiaridades, os "insiders", o race day, tudo inerente a maior prova de triathlon da América Latina. Em tamanho, gigantismo e distância.
Dediquei os primeiros links aos profissionais, a minoria numa prova de muitas tribos diferentes.
Como diz nosso comandante Vilela, uma forma daqueles que passaram o dia inteiro fazendo força saberem posteriormente o que aconteceu com a Elite.
E vou posteriormente dedicar muitas linhas aos meus amigos Iron-santistas-man, porque não foram poucos.
Depois de estar dentro daquele evento grandioso em 2005, tive a satisfação de acompanhar de perto meus amigos. Posso afirmar que fui incansável na tarefa, e meu corpo reclama até hoje, principalmente minha coluna na região lombar, as 18 horas que eu fiquei em pé acompanhando e registrando os momentos da galera.
Mas, definitivamente, o que me contagiou a ponto de decidir encarar novamente o Ironman em 2010 foram essas duas figuras ímpares, sofisticadas em seu modo humilde de desfilarem suas simplicidades, mas dotados de uma força física e interior insuperáveis.
Eliziário dos Santos e de Santos ( nosso querido "Motorzinho" ) e Rafael Lopes Ordonez , cadeirantes, "challenged athletes", como queiram, fizeram mais do que completar tamanho desafio.
Incansáveis, eles talvez nem saibam o quanto servem de inspiração para poetas, escritores amadores, atletas semi-falidos, narradores, torcedores, etc ...
Embora amigo do Motorzinho, não consegui registrar mais do que duas fotos de nosso querido Ironman na saída para o ciclismo.
Estava incumbido de acompanhar o Brunão Chinarelli, então durante a maratona, me mandei lá pros lados de Canasvieiras, mais precisamente junto a tal subida da igrejinha.
O que eu presenciei foi algo de arrepiar, de manifestar lágrimas nos mais calculistas seres, nos mais frios corações.
Ordonez se aproximava da subida mais íngreme em direção a Canasvieiras, e eu estava ali fotografando a Dona Lucia, a "dona" Regiane, o Brunão, o Marquinhos, o Cleber Celino, o Toninho, e presenciei a luta árdua de Ordonez (868) para literalmente escalar aquele paredão.


Totalmente proibido de receber ajuda externa, ele se virou de costas pra subida, porque seus braços sucumbiriam na utilização dos mesmos grupamentos musculares. Inverteu a sua cadeira e simplesmente subiu de costas, em "intermináveis" 18 minutos. Sim, isso mesmo, foram 18 intermináveis minutos de uma força descomunal, serena e brutal. Eu o acompanhei da base até o topo da subida, e ele manifestou um carinho exemplar, agradecendo a ajuda moral daqueles que estiveram ao seu lado ali e continuou sua jornada, terminando sua prova em ............
Ora, evidentemente que eu gostaria de estar ali vendo nosso Motorzinho em tal tarefa, porque é nosso mesmo, mas talvez eu não suportasse.


Deus é justo até nessas horas.
José Renato Borges, o Mosquito, que treina o Motor, me disse depois durante a maratona, lá pros lados do Jurerê, quando eu contei o que vi pra ele, que para o Motorzinho é pior, mais difícil, porque o comprometimento dele impede a movimentação da coluna na região lombar inclusive, dificultando ainda mais tal trabalho, por falta de força abdominal.
Olha, parabéns é pouco pra esses caras ... louvável a vida deles, são exemplos a serem seguidos.
Tirei fotos com a Mariana Ohata, com o Fabinho, com meu amigo Virgílio de Castilho, mas me penitencio e devo essas para meu álbum.
Sou fã desses caras. Já era do motorzinho, sou do Ordonez também. Falta a foto ao lado deles em meu álbum e em 2010 vou conseguir.
Nosso Motorzinho completou em ..... ..
Busquei no Championchip o tempo dos dois e estava postando pra que todos soubessem o quanto guerreiros os caras são.
Mas após reler diversas vezes esse texto, pergunto ??
Será que é relevante saber o tempo dos caras ? Pra mim, não !
Parabéns, Motorzinho ... Parabéns, Ordonez ...
Dois espíritos Ironman.
That´s it !!

Um comentário:

VILELA disse...

Não há o que comentar, só a agradecer por podermos ser amigos do Motor.