.

.
.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Problemas X Soluções: Motive-se para o Ironman Brasil que se aproxima.



Nooooossa !!!
Começo esse texto com essa exclamação porque 7h46min é a segunda marca mais rápida da história de um Ironman.
Essa marca foi estabelecida pelo canadense Brent McMahon no Ironman Brasil realizado em 2016 em Florianópolis.
O mais impressionante é que o canadense quebrou o recorde da prova em 7 minutos, que pertencia à Marino Vanhoenacker, estabelecido no ano anterior, em condições totalmente adversas, com chuva intensa durante todo o percurso do ciclismo e mar balançado.
Talvez a única contribuição do tempo tenha sido na etapa da corrida com a temperatura ideal para quebra de recorde.
Mas vamos ao que interessa.
Quero te provocar um pouco.
Evidentemente que toda provocação tem suas limitações e esse texto, apesar de ser direcionado para todo perfil de atleta, pode ser lido muito mais por amadores do que por profissionais.
7h46minutos.
Quem de nós não gostaria de ter acesso à todo o "schedule" da preparação de um atleta que completa um Ironman com essa marca?
Não, os atletas não abrem o jogo.
No máximo, é entre eles e seus treinadores. Muitas vezes, nem seus treinadores ficam sabendo de tudo o que acontece e apenas "acreditam" que tudo está sendo cumprido à risco, como determinado e combinado.
Então vamos lá.
Para se ultrapassar esse tão sonhado pórtico de chegada, seja o atleta amador ou profissional, é preciso o máximo de preparação física e mental. O máximo de dedicação física e mental.
É preciso evoluir.
É preciso abdicar, negociar, ceder, se entregar.
A diferença entre a composição do comprometimento mínimo e máximo será sempre o TEMPO FINAL e a QUALIDADE da prova de cada um.
ONDE, por exemplo, esteve você durante sua preparação às 7h46 minutos da manhã ou da noite nos dias programados para os seus treinamentos principais, aqueles que não podem ser perdidos, que são a chave para o processo de construção da sua performance esperada no dia da prova ?
QUANTOS treinamentos de 7h46min de DURAÇÃO ( ou mais ), por exemplo, você CUMPRIU dentro da sua programação dos treinamentos chave ?
ONDE você espera estar no percurso de sua próxima prova de Ironman quando o relógio bater 7h46min de prova ? No meio ou final do ciclismo ? No início da corrida ? Terminando a segunda volta ?
ONDE ? Você já pensou nisso ?
COMO você espera estar no percurso de sua prova quando o relógio bater 7h46min ?
Cansado mas feliz ?
De saco cheio ?
Pensativo que algo está dando errado ?
Pensativo que já faltou bem mais e agora é questão de se manter focado ?
Pensando nas sessões perdidas e que careceram de um pouco mais de dedicação da sua parte ?
Sorrindo como um VENCEDOR e pronto para o que se apresentar ainda pela frente ?
COMO ?
Será 7 o seu número mágico ou o seu fantasma ?
Estamos à 7 semanas da realização de um ( ou de mais um ) sonho POSSÍVEL.
Você precisa pegar todos os problemas diários que se apresentam dentro de uma programação tão complicada como a de um atleta de endurance e colocar na mesma caixinha de soluções que você queira dar para elas. A quantidade de soluções precisará ser sempre maior e delas dependerão o seu sucesso.
SETE semanas para o Ironman e provavelmente você já esteja enfrentando em sua programação os grandes volumes de treinamentos, com poucas sessões de descanso, e muita, mas muita vontade de desistir.
 Mas você não desistirá, porque resolver equações complicadas como essas é o que te move no esporte.
Portanto, meu amigo, conhecido, leitor, atleta, parente de atleta, que essa semana você possa reorganizar a sua energia vital mental e que suas sessões-chave ( os famosos longões ) não possam ser interrompidas por absolutamente nada.
Não deixe que o cansaço te impeça de treinar em um sábado ou domingo onde todos se divertem, porque Ironman pra você é uma grande diversão, ACIMA DE TUDO.
Não deixe que a chuva ou o frio te impeçam de treinar os treinos-chave, porque 7h46min foi conseguido embaixo de muita chuva.
Visualize desde já onde você deseja estar às 7h46min de prova do dia 28 de maio e lute para que essa visualização seja a mais próxima de seu desejo maior, a tão sonhada FINISH LINE.
Ninguém aqui falou que será fácil.
Mas se fosse fácil, você já teria escolhido algo maior.
Boas 7 próximas semanas de treinamento, Ironman.
Espero te ver sorrindo com a medalha no peito e com a sensação da MISSÃO CUMPRIDA.
You are an IRONMAN !!
Se tu chegou até aqui e curtiu, dá uma compartilhada. Pode ajudar no motivacional de alguém.

Nenhum comentário: