.

.
.

sábado, 27 de janeiro de 2018

A TEMPORADA 2018 ESTÁ COMEÇANDO !



Finish Line: Destination - HOME !!

Com essas palavras acima, o narrador oficial do vídeo de todos os Ironman do Hawaii até a versão de 98 dava início à narrativa da maior prova de triathlon do mundo.
E tudo começando novamente !!

Faltando aproximadamente 4 meses para o Ironman Brasil, em Florianópolis, já começo a visualizar alguma tremedeira entre aqueles que já estão inscritos para a maior prova de triathlon do Brasil.

Acompanhando eletronicamente as mensagens e as postagens através de páginas eletrônicas (Instagram, Facebook, Blogs, etc...) já percebo a ansiedade de todos em busca da melhor preparação possível para o final de maio.

Observo que os atletas já tem manifestado algum aumento nas distâncias de treinamento.
Longas pedaladas de finais de semana, longas corridas pela nossa querida orla praiana, e assim por diante.

Confesso que ficaria um pouco mais contente se alguns mais experientes levassem um pouco mais a sério a prévia avaliação clínica e física, e que dispusessem de mecanismos fisiológicos mais precisos para que não desperdiçassem tempo precioso em treinamentos desnecessários.

A ciência do esporte hoje está contribuindo diretamente para a otimização do treinamento, seja ele de curta ou longa distância.
Gostaria de ver os atletas postando seus valores fisiológicos de antes e depois dessa longa jornada de pré-prova que inclue para alguns quatro ou cinco meses de treinamento e para um tanto de outros, até um ano de dedicação plena e exclusiva.
Gostaria de saber precisamente de cada um o dia-a-dia de treinamento, e o quanto outras importantes atividades poderiam contribuir com uma performance mais abrangente no dia da prova.

Mas acima de qualquer comprometimento maior, o mais importante é que todos estejam felizes fazendo o que gostam, com saúde e harmonia.

Se eu pudesse dar uma única dica, talvez duas, sem me intrometer nos trabalhos profissionais de ninguém, eu diria:

O IRONMAN NÃO ACEITA DESAFOROS.
E ele cobra o preço.

Portanto, não negligencie as propostas de seus treinadores, e busquem sempre SOLUÇÕES para resolverem os problemas que surgirem ao invés de sempre justificarem um treinamento perdido ou uma diminuição das distâncias propostas nas sessões.
Tome cuidado quando você começar a perceber que sua evolução está sendo bastante positiva e resolver por conta própria fazer um treinamento em uma intensidade acima do que proposto pelo seu treinador.
Normalmente esse "abuso" desnecessário pode encerrar a sua preparação antecipadamente.
Se você estiver em um MACROCICLO de 24 semanas e você perder "apenas" uma sessão de treinos por semana serão 24 sessões a menos no global de sua preparação.
Parece muito pouco uma sessão semanal, mas no ciclo total é uma enormidade a defasagem entre o programado e o realizado.
Porque o Ironman não aceita DESAFOROS.

Nadar 3.8 kms. 
Pedalar 180 kms. 
Correr uma maratona. 
Isso é o Ironman.

Preparar-se precisamente para a excelência de um resultado significa sessões de alongamento semanais. Musculação. Transições. Yoga. Descansos ativos, treinos livres, etc.

Quando digo excelência de resultado não digo vencer uma prova tão disputada.
Digo alcançar metas pré-estabelecidas com critério e rigor.
Alguns levam muito a sério. 
Outros nem tanto. 
Outros apenas brincam.

A seriedade, para mim, faz parte da rotina extensa do treinamento para uma prova de tamanho volume.
Porque depois de tantos anos competindo e acompanhando provas de todas as distâncias imagináveis, a imagem que sempre marca minha mente em termos de diversão é a do grande e renomado Ironman José Renato Borges, o José Renato Mosquito.

Esse cara competiu sempre com o sorriso no rosto. Muitas vezes o via treinando com muita seriedade. 
Muita dedicação. 
Muito profissionalismo.

Mas, no DIA DA PROVA, por mais concentrado que estivesse, por mais que estivesse doendo, o prazer de sentir toda a dedicação e empenho fluírem positivamente só traziam ao Mosquito um sorriso verdadeiro e que o conduzia sempre a linha de chegada com menos dificuldades que os demais, independente das dores.

Acho que é isso !!
Vamos todos pra Floripa em maio. (assim espero).
Eu, para acompanhar os meus poucos atletas.
E, a galera, para passar por aquela tão sonhada linha de chegada.

Cada um ao seu modo, com seus propósitos, com seus objetivos, com seus sonhos, com suas verdades.
Isso é o Ironman.

Boa sorte a todos.
Foi dada a largada.

Nenhum comentário: