.

.
.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

O apoio das mãos sobre o guidão no ciclismo indoor






Todos nós, professores de ciclismo indoor, seja ele especificado por qual nomenclatura quiserem dar ( Cycling, Bike indoor, Spinning®, etc ),  deveríamos tomar um cuidado todo especial com nossos alunos, PRINCIPALMENTE na observação de sua postura durante a execução dos movimentos realizados durante a aula, independente da forma como ela é conduzida.
Nossa formação privilegia acima de tudo a busca da informação constante para a proteção e longevidade do treinamento de todos e não apenas o bem-estar exagerado e sem objetivos concretos.

No tocante a pegada de guidão, deveriam ser observadas sempre e com cuidado excessivo as pessoas que insistem em realizarem hiperextensão ou hiperflexão de punho, evitando-se assim a sobrecarga desnecessária de força sobre as pequenas articulações interfalângicas e metacarpofalângicas e posteriores lesões por sobrecarga de esforço.

Nossas bicicletas oferecem em geral seis ajustes de altura de guidão para facilitar o apoio das mãos dos alunos sobre o mesmo e a sua relação direta com o conforto na pedalada e que devem ser motivos de atenção extrema da nossa parte, profissionais da modalidade.

Interessante, na medida do possível e para a prevenção de lesões tardias, que seja observada a pegada de APOIO no guidão com as pregas transversais e longitudinais da face palmar, evitando o uso das pregas digitais e cárpicas, favorecendo assim a neutralização dos desvios padronais de extensão ou flexão de punho. (a foto representa a forma errada de se apoiar sobre o guidão).


Cabe lembrar que essa pegada só será possível de ser entendida e aplicada se houver a conscientização do aluno que o ciclismo de academia é uma complementação e uma adaptação do ciclismo de rua, e embora a bicicleta esteja parada, as movimentações em cima dela devem obedecer a lógica do movimento natural de deslocamento da mesma, com o relaxamento de toda a região cervical e dorsal.

Mas isso é assunto para uma próxima oportunidade.
Agradecimento ao amigo e aluno Felipe Sanchez Cidral, que me deixou fotografar.

Nenhum comentário: