.

.
.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

IRONMAN BRASIL 2015 - Um "startlist" de peso mundial.

Florianópolis, capital brasileira do triathlon de longa distância, recebe os maiores do mundo no final de maio.


Um dos mais fortes "startlists" de toda a temporada do Circuito Mundial de Ironman é, sem dúvida, o publicado nessa quarta-feira pela Latin Sports, detentora dos direitos da prova que acontece no próximo dia 31 de maio na cidade de Florianópolis, SC.

Serão 42 nomes de destaque no cenário internacional no masculino e 27 atletas no feminino, totalizando um número recorde de 69 atletas que buscarão a quebra dos recordes na distância na ilha catarinense.

O recorde da prova pertence ao americano Timothy O'Donnel , que estabeleceu na edição de 2013 o tempo de 8h01"35 justamente em sua estréia em distâncias Ironman.
Tim é um dos destaques da prova nesse ano em Florianópolis. Com um quinto lugar no Campeonato Mundial no Hawaii como o seu melhor resultado, Tim é um dos favoritos à vitória em Floripa.




Na prova feminina, o recorde pertence a Sara Gross, canadense que completou a distância na edição de 2014 em incríveis 8h56"34. Sara tem entre seus melhores resultados, além da vitória ano passado no Brasil, o primeiro lugar no Campeonato Norte-Americano de Ironman em Mont Temblant, em 2014. Sua melhor performance no Hawaii não foi além de um 22o lugar em 2012.




Nomes de grande importância no cenário mundial já confirmaram presença e, sem dúvida, os dois mais importantes atletas que alinharão nas areias de Jurerê Internacional são o belga Marino Vanhoenacker e a britânica Leanda Cave.

O Belga Marino Vanhoenacher é detentor de um curriculo respeitável que inclue 11 vitórias em distâncias Ironman, sendo a mais recente no Ironman do Canadá no ano passado. É detentor do recorde da distância Ironman ( 7h45'58 na Áustria em 2011 ) além de um terceiro lugar no Campeonato Mundial do Hawaii em 2010 e sexto em 2006 como seus melhores resultados na ilha havaiana.




A ELITE FEMININA

Leandra Cave, britânica de 37 anos, é sem dúvida nenhuma o maior nome da elite feminina nessa edição brasileira. Teve seus melhores resultados no ano de 2012, quando venceu o Campeonato Mundial de 70.3 em Las Vegas, o Campeonato Mundial de Longa Distância da ITU em Cancun, fechando o ano com a vitória no Ironman do Hawaii, sua única vitória na ilha havaiana.




A elite feminina será sem dúvida um dos destaques dessa edição. 
Além de Leanda Cave e Sara Gross, ultima vencedora no Brasil, atletas com resultados expressivos na distância estarão por aqui.

Entre elas, a mexicana naturalizada britânica Rachel Joyce, vice-cempeã do Ironman do Hawaii em 2013 e bronze no ano passado, além de ter vencido o Campeonato Mundial de Longa Distância da ITU em 2011.




Mary Beth Ellys, americana de 35 anos, tem em seu currículo 9 vitórias em distâncias Ironman, sendo a última em 2013 no Campeonato Norte Americano de Longa Distância, o Ironman Mont Temblant. Seu melhor resultado no Ironman do Hawaii foi um 5o lugar em 2012.




Uma das maiores nadadoras de longa distância da atualidade, Haley Chura é a atual campeã do Ironman de Fortaleza, que teve sua primeira edição em 2014, com o tempo de 9h09"20. Seu melhor resultado em Florianópolis foi a quinta colocação em 2013, ano em que obteve a 24o colocação no Ironman do Hawai, sua única participação como profissional até então.




Conhecida pelas suas comemorações no melhor estilo "cowboy texana" e por ser bastante presente nas redes sociais, a californiana Linsey Corbin é outro nome de peso que estará presente na elite feminina. Profissional desde 2008, Linsey tem 5 vitórias em distâncias Ironman, sendo a mais recente no Ironman da Austria em 2014. No Campeonato Mundial, no Hawaii, tem entre seus melhores resultados a quinta colocação em 2008.




Entre as brasileiras, o nome de destaque e que compete em condições de um grande resultado no final de maio em Florianópolis é a gaúcha radicada em São Paulo, Ariane Monticeli. Ariane é detentora do recorde brasileiro da distância Ironman com o tempo de 9h02"42, e em 2011 e 2014 obteve a terceira colocação na prova catarinense, seus melhores resultados no Brasil.




Além de Ariane, Ana Lídia Borba e Mariana Andrade são as outras brasileiras na elite feminina da prova.

A ELITE MASCULINA

Além dos favoritos Marino Vanhoenacker e Tim O'Donnel ( marido de Mirinda Carfrae, que provavelmente estará por aqui acompanhando o esposo ), o canadense Brent McMahon, o suiço Ronnie Schildknecht, o bermudense Tyler Butterfield e o australiano Paul Matthews são outros nomes de destaque e que lutarão pela vitória junto com os brasileiros Igor Amorelli e Santiago Ascenço.

O canadense Brent McMahon tem em seu currículo duas participações em Olimpíadas e em sua estréia em distâncias Ironman, após ter passado mais de uma década e meia competindo no circuito mundial de distância olímpica da ITU, Brent cravou incríveis 7h55"48 para vencer o Ironman do Canadá em novembro passado. 



O suiço Ronnie Schildknecht é sem dúvida um dos maiores currículos dessa prova. Vencedor do Ironman da Suíça por sete vezes consecutivas, tem como melhor resultado no Hawaii um 12o lugar em 2014. 



Outro nome a ser observado é o do australiano Paul Matthews, que recentemente finalizou o Ironman Melbourne com o vice-campeonato e com o segundo mais rápido tempo na distância para um estreante, com 8h02"14. Paul Matthews é treinado pelo tricampeão do Ironman do Hawaii, o também australiano Craig "Crowie" Alexander.


                

O sul-africano Kyle Buckingham reforça o time estrangeiro que lutará por um lugar no pódio brasileiro. Melhor amador no Ironman do Hawaii em 2013 na categoria 30-34 anos com o tempo de 8h37"26, Buckingham foi o 16o "overall" na prova havaiana. Seu "debút" na elite profissional ocorreu em 2014 . Em sua segunda prova como profissional, o Ironman da África do Sul, chegou em segundo com o tempo de 8h32"38 ( primeira prova na distância Ironman ). 
Ainda em 2014 venceu o Ironman Lake Placid, USA, com o tempo de 8h38"03 e no mundial no Hawaii foi o 24o colocado com o tempo de 8h50"28.

Entre os doze brasileiros inscritos na prova, destaque principal para o brasileiro Igor Amorelli, catarinense de Balneário Camboriú, que com o tempo de 8h07"53 foi o primeiro brasileiro a sagrar-se campeão da prova brasileira , no ano passado, após uma fantástica participação no Ironman do Hawaii em 2013, onde obteve a 13o colocação na elite do esporte.
Com o tempo de 8h34"59, Igor é detentor também da melhor marca brasileira no Hawaii.
A melhor colocação ainda pertence à Alexandre Ribeiro, um 12o em 1993.

Outro brasileiro com plenas condições de um excelente resultado em Florianópolis é o goiano Santiago Ascenço, que já bateu na trave em Floripa, sendo vice-campeão da prova em mais de uma oportunidade.



OPINIÃO do blogueiro:


No masculino, sem dúvida alguma o belga Marino Vanhoenacker é o grande favorito. Marino, que enfrenta sérias dificuldades em manter performances consistentes em temperaturas altas, tem seus melhores resultados em climas semelhantes ao da ilha catarinense. Tim O'Donnel, Brent McMahon, Igor Amorelli e Santiago Ascenço são outros cotados para completarem o pódio.

Na elite feminina, a briga será dura entre Leanda Cave, Mary Beth Ellis e Sara Gross. Se Rachel Joyce conseguir imprimir um ritmo de pedal consistente é uma corredora a ser respeitada e pode ser uma das prováveis vice-campeã da prova.



O Ironman Brasil acontece em Florianópolis no próximo dia 31 de maio, domingo, com a largada na Praia do Jurerê Internacional.


Silvio Luiz Marques é profissional da Educação Física, ex-atleta de diversos esportes ( natação, ciclismo, triathlon ) e "Ironman Finisher" em 2005 em Florianópolis.

Quem quiser acompanhar as informações "online" durante a prova, estarei postando fotos e pequenos textos à partir de uma página criada no Facebook. Se você não for até Florianópolis e desejar acompanhar a prova, curta a página e até lá.
Segue o link :










Nenhum comentário: