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segunda-feira, 9 de julho de 2007

O UNIVERSO BICICLETA


O transporte alternativo, com o uso da bicicleta e a integração dos transportes coletivos, é uma solução parao caos dos grandes centros mundiais. É no trânsito que está a nossa principal luta. Carros e mais carros, ônibus, motociclistas apressados, pedestres e nós, ciclistas. Cadê o nosso espaço? Pedalar no trânsito parece impossível, principalmente para quem mora em cidade grande. A verdade é que precisamos adotar medidas de segurança no trânsito para evitar acidentes e manter o respeito com os outros veículos. Evidentemente que existem muitos perios ao circular nas ruas. No entanto, mais do que o "medo", há a falta de informação. Pelas estatísticas, a imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer acidentes de trânsito!

As pessoas se apegam a certas verdades muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do que para qualquer outra coisa - do tipo "vai que pedalar é muito mais seguro que imagino e eu vou ter que assumir que estava errado todo esse tempo..." O que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito, a situação pode parecer assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos é imaginária com a prática. Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas também é previsível. Todo acidente é causado por um erro. Se não houver falha, não haverá acidente. Parece uma afirmação besta, mas não é. Pelo contrário, quem compreende essa verdade entende o que é segurança no trânsito e praticamente zera a possibilidade de um acidente.

BIKE E ECONOMIA

Há algum tempo o mundo da bicicleta passou a ser ultratecnológico. O termo "high-tech" é aplicado em materiais para quadros, equipamentos e acessórios, mas também pode ser sinônimo de economia. A cada dia aparece uma descoberta espantosa. Para quem não anda "antenado" com as novidades, toda hora surge uma idéia nova para velhos hábitos - inclusive pedalar.

O desenvolvimento tecnológico, nesse caso, está numa invenção criada há 30 anos, que continua muito atualizada. A idéia de abordar o assunto surgiu numa notícia veiculada num fórum de discussão na internet a respeito dos equipamentos e aparelhos movidos a "energia limpa", geralmente através de manivelas e pedivelas: "pedal generator". Isso não tem relação direta com a bicicleta, embora compartilhem alguns princípios.

Os projetos já foram criados naquela época com a preocupação da poluição atmosférica e da conservação de energia. Os equipamentos funcionam com a energia gerada por um pedivela, por uma estrutura ligada ao "corpo" da bicicleta. Ou seja: liquidificador, televisão, máquina de lavar, etc ...

Tudo que é ligado na energia, inclusive computadores, pode usar "pedaladas".

Bicicleta-táxi : populares no Peru, na Holanda e em muitos países da Ásia e África. Os viajantes são levados em "carrinholas", impulsionados por pedais. As bicicletas-táxi são alternativas para um transporte eficaz e ágil, além de serem economicamente vantajosas para os viajantes.

BIKE E EDUCAÇÃO

Esse é um dos ítens mais importantes da relação da bicicleta com o convívio humano. Aqui, abrimos espaço para a Escola de Bicicleta, projeto idealizado e coordenado por Arturo Alcorta.

Primeiramente, a Escola de Bicicleta tem como objetivo formara cultura de usuários de bicicleta e ciclistas amadores, orientando-os para que encontrem segurança e equilíbrio - mantendo, dessa forma, sua integridade física e mental. Nâo deseja e nem pretende formar ciclistas profissionais. Nestes últimos anos, temos vivenciado o retorno de um grande número de pessoas ao pedal, algumas acima de 60 anos . é Absolutamente claro que, respeitando cuidados básicos, voltar a usar a bicicleta é fácil, um surpreendente prazer e uma revolução de melhora na qualidade de vida. São conhecidos os benefícios que a bicicleta, quando usada corretamente, pode dar, principalmente aos adultos.

DADOS IMPORTANTES

* Ciclistas vivem aproximadamente quatro anos a mais do que não ciclistas

* A qualidade geral da vida de u mciclista é melhor que a de quem usa outros modos de transporte, principalmente motorizados

* Ciclistas têm uma diminuição sensível com custos da saúde

*Ciclistas são mais produtivos que usuários de veículos motorizados.

BIKE E MEIO AMBIENTE

Sabemos que a bicicleta é um veículo ecologicamente correto, que não polui e vive em harmonia com a natureza. Diante disso, muitos ciclistas viraram também defensores da ecologia. Afinal, eles vivenciam na pele o contato com a natureza - e, consequentemente, sofrem com a degradação dela. Contudo, ainda contamos com alguns "heróis" que protegem e lutam em nome do futuro da vida. Por isso, destaco a homenagem entregue a três personalidades que não cansam dessa "batalha".

Em 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, uma iniciativa da Cãmara dos Vereadores da Cidade de Blumenau homenageou três ativistas a favor da causa ambiental, inclusive com iniciativas muito ligadas à questão da bicicleta.

Para Endon Jung, um dos cicloativistas mais atuantes do país, aos poucos a importância da ciclovia está sendo reconhecida. Sua importância vai além de ser um meio barato de transporte, saudável, que desafoga o trânsito, que atrai divisa de cicloturistas ... é de suma importância para reduzir a agressão ambiental .

BIKE E SAÚDE

Pedalar promove saúde e qualidade de vida, além de diversão, bem-estar familiar e individual. Pedalar é simples e qualquer um consegue, mas quem aprende e respeita a "cultura da bicicleta" descobre que pedalar bem é uma arte. É mais que um simples equilibrar-se enquanto gira os pedais. São inúmeras técnicas refinadas, que fazem uma grande diferença nos diversos usos da bicicleta, seja como meio de locomoção, lazer ou esporte.

Pedalar melhor é ir mais rápido, com menos esforço, quase zerando a possibilidade de sofrer um acidente. É entender a bicicleta, a rua, a cidade, o meio ambiente, a si mesmo, o desenvolvimento .... Enfim, a vida de maneira diferente, mais equilibrada, mais sadia, mais fácil. Refinamento sempre mostra melhores caminhos - e pedalar melhor não é diferente.

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