.

.
.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

" DEPENDE "

Texto do coach Júnior Cordella, do Rio de Janeiro, muito apropriado.
Ou o atleta confia no treinador ou nunca chegará aos resultados que deseja.
Comparar planilha é coisa de quem precisa evoluir primeiro no aspecto comportamental para depois buscar resultados no esporte.
Parabéns pelo texto, irmão!!

Aqui o espaço é dos amigos !!

---------------------------------------------------------------------------

Em treinamento, nós temos os conceitos, a prática, o feedback e o atleta (e nem estou falando do planejado e do realizado).
Este último citado - ATLETA - é o principal nessa engrenagem que precisa funcionar harmoniosamente.


Você pode ter o melhor planejamento, entender bastante sobre conceitos e aplicabilidade, mas você precisa entender como o atleta evolui, quais suas fraquezas e seus pontos fortes. Entender isto, através de um contato continuo, observação, análise de dados dos treinos e a própria percepção do mesmo, em relação ao planejado, significa que as chances de sucesso serão maiores. 


" Fulano fez 2 treinos de 180km pro IRONMAN, eu só fiz um ". 
" Ciclano chegou a 34km de corrida e fez 5 longos acima de 30k, eu só fiz um de 30km ".
Para cada caso, uma necessidade diferente. 

Atletas possuem diferentes níveis, tempo de treinamento, BAGAGEM.
Independentemente de 5 longos acima de 30 ou 1 somente, o que conta, além da individualidade biológica, é a BAGAGEM do atleta. E de nada adianta realizar 5 longos , se não tivermos QUALIDADE.


Quando temos feedbacks positivos, análises positivas de evolução de uma atleta iniciante, por exemplo, podemos seguir em frente no planejamento, reajustando cargas pré definidas, pois constatamos que o planejado está saindo melhor que o esperado. 


E o mesmo acontece, quando o realizado não vem ocorrendo conforme planejado. É necessário ajustar o planejamento de forma individualizada.
Portanto, DEPENDE. 

Planejamento não é receita de bolo e, por esta razão, planejamento de internet, daqueles que vc encontra em alguns lugares, pode até te dar uma ideia de como funciona, em linhas gerais. 
Mas a individualização, essa sim, é necessário que um profissional especializado acompanhe sua evolução e ajuste semanalmente o que não estiver dando certo.
 

( Junior Cordella ).

O professor Junior Cordella ( o da direita na foto ) é carioca, dono da Cordella Team, formado pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Técnico nível II da Confederação Brasileira de Triathlon, Coach nível 1 pela International Triathlon Union e Ironman Certified Coach, além de amigo do blogueiro.

Nenhum comentário: