.

.
.

domingo, 12 de abril de 2015

O Programa de Treinamento JG Spinning





- Dependendo da velocidade da subida, principalmente nas mais rápidas, usar pouca carga não pode gerar alguma lesão no joelho ?

Bem, vamos lá:
Quando o programa de treinamento JG Spinning® foi criado, o objetivo principal de seu criador foi que fosse desenvolvido um método de treinamento que previlegiasse a todas as idades e em qualquer nível de aptidão física. Em outras palavras, o Spinning® é para todos, não importando se os alunos são iniciantes ou avançados, jovens ou idosos. O único objetivo sempre é que possamos sair todos de um mesmo ponto sempre e possamos terminar uma sessão de treinamento, tenha ela 40 min, 50 min ou 1 hora de duração, em média. Essa é uma das razões porque o spinning® é diferenciado dos outros métodos de treinamento. Onde, Silvio ?


Resp: Lembram-se quando no início de várias de minhas aulas eu faço questão de avisar e previnir a todos que eu sou apenas um condutor da aula ali em cima da bike, e qualquer um que tenha vontade de praticar de forma diferente do que está sendo proposto e que saiba como fazê-lo, basta avisar ao professor ANTECIPADAMENTE para que não seja incomodado??. Lembram-se ??

Esse é o motivo pelo qual o spinning® é dinâmico e uma aula de spinning® pode se tornar uma verdadeira bagunça, no bom sentido, é claro. Mas então quer dizer que eu posso entrar na sala e se quiser, posso fazer minha aula diferente da sua, Silvão?

Resp: Depende. Existem algumas variáveis no spinning® que devem ser muito bem entendidas desde o início da prática da atividade e de sua evolução dentro da sala de aula, para que, quando você tenha interesse em fazer a sua rotina diferente da dos demais, você esteja REALMENTE SEGURO E CONSCIENTE de estar fazendo de forma correta e segura.

Então, primeiramente, partimos da premissa que o professor tenha conhecimento da capacidade de todos os seus alunos, independentemente de um estar melhor condicionado ou não do que outro qualquer. O importante é que o professor conheça os seus alunos. E eu conheço. Em um primeiro momento, no spinning, parte do professor o comando para o aluno para que ele NÃO execute alguma rotina que, por diversos motivos, possa comprometer a aula do aluno em sua totalidade. Pode ser por falta de condicionamento físico, por falta da habilidade do mesmo em executar determinada rotina, por ele ser iniciante e não estar preparado para enfrentar rotinas mais pesadas, etc. Esse é o primeiro aspecto que pode diferenciar um aluno na sala de treinamento. Num segundo momento, e onde mais habitualmente nós nos situamos no dia a dia das aulas, todos os alunos acompanham a rotina proposta pelo professor, e por um único motivo. Qual motivo, Silvão?

Resp: aqui vai a primeira parte da pergunta de uma aluna. Quando nós falamos de treinamento de predominância aeróbia (spinning, esteira, bicicleta ergométrica, transpoter, jump fit, etc), a característica principal desse treinamento é que o OBJETIVO é a melhora da capacidade cardio-vascular do aluno através do monitoramento de sua frequência cardíaca.

Mas Silvão, eu num tenho monitor de frequência cardíaca, como é que eu sei que eu to fazendo a aula corretamente ou não e como é que eu sei que estou melhorando ?

Resp: Empiricamente, ou seja, pela sensibilidade aparente do que o nosso corpo responde de desconforto ao estímulo proposto. Ex: Eu dou uma subida de longa duração e aquela subida irá gerar um desconforto em sua respiração, você ficará ofegante e talvez até um pouco exausta durante aquele trecho. Ora, esse desconforto na sua respiração é que gerará algum cansaço muscular nas pernas. E vice-versa, dependendo do grau de condicionamento do aluno.Com o passar das aulas, você vai perceber que aquela carga já não será suficiente para gerar algum desconforto em sua respiração. E é essa percepção que demonstra pra você que está havendo alguma evolução.

Silvão, tá ficando complicado ...

Resp: aqui o final da pergunta da aluna: Quando ela me perguntou sobre pouca carga poder lesar joelho, eu categoricamente afirmei a ela que não. Porque nós nunca usamos pouca ou muita carga no spinning®. A grosso modo, nós usamos a carga APROPRIADA para a rotina proposta. Se tivermos pela frente um trecho de plano, usaremos uma carga que nos possibilite girar as pernas mais rapidamente. Se for uma subida, onde a cadência da pedalada é mais lenta, a carga deverá ser aumentada. Então, não é a quantidade de carga que pode gerar lesão. É a postura em cima da bike. Ou alguma mudança extrema de posicionamento em cima da bike sem o ajuste da carga antecipadamente. Ex: sair de um plano para uma subida lenta sem que você ajuste sua carga para a mudança. Mas isso no spinning® não acontece.

E é por isso que é incomum e raro os alunos não seguirem a proposta do professor, embora tenham liberdade para isso. Porque, o que irá nos mostrar ADEQUADAMENTE se a nossa carga utilizada na pedalada é APROPRIADA para aquela rotina é e será sempre o controle da FREQUÊNCIA CARDÍACA. Como é muito difícil que os alunos façam uso dessa ferramenta interessantíssima e segura de treinamento, nós professores do spinning® montamos aulas com uma determinada margem de segurança na qualidade da cadência e no nível do esforço, para que todos possam fazer a aula com segurança sem que precisem se expor a algum risco de lesão. Então quando é que o aluno vai poder fazer a aula diferente da que o professor está "puxando" lá em cima?

Resp: Normalmente, a maioria das aulas que eu monto seguem alguns padrões para que eu possa ter algum retorno positivo de público. O primeiro deles é que a aula seja divertida. O segundo, que não seja monótona. O terceiro, que as músicas tenham uma "energia" adequada com a rotina a seguir. O quarto, segurança. E o quinto, mais incomum, é que eu consiga que o público que curte fazer rotineiramente spinning® passe a se interessar por conhecer onde o seu coração está situado na aula.. Vou explicar. Se você estiver monitorando seu coração, podemos considerar que o seu nível de condicionamento vai me dizer que você tem uma frequencia cardíaca máxima de esforço. A minha é de 185 batimentos por minuto (100%). E, durante o treinamento, eu posso pedir para um aluno menos condicionado seguir a mesma subida que um mais condicionado num intervalo diferente, por ex: um vai fazer a subida a 80% da F.C.M. e outro a 92% da F.C.M. Entenderam? a música é a mesma, o intervalo de tempo é o mesmo, a rotina é a mesma, e duas pessoas diferentes estarão usando cargas diferentes ( com o diferencial de estarem muito mais seguras por saberem onde o coração delas está conduzindo o estímulo). Parece complicado, mas é MUIIIIITO LEGAL !!

Mas Silvão, e se eu não quiser comprar o monitor cardíaco, eu corro risco.

Resp: Claro que não, absolutamente.  A diferença será para melhor para quem tiver o monitor, porque, depois de algum tempo praticando e conhecendo o seu coração, o aluno estará apto para treinar individualmente podendo curtir muito mais a aula sem se preocupar com uma rotina que com o tempo pode se tornar mecânica para ele.

É como diz o inventor do Spinning®, o Johnny G:


"Na malhação sobre uma bicicleta, os alunos são encorajados a manter o mesmo nível de trabalho do professor, sem uma direção, sem respeito individual de batimentos cardíacos. Esta malhação é uma oportunidade de respiração dificil e suor intenso. Uma sessão de treinamento tem objetivo, propósito e respeita os batimentos cardíacos de cada um. E quando nos referimos a uma aula de spinning®, nos referimos como sessão de treinamento e não malhação".

Bem, tenho absoluta certeza que surgiram algumas, senão diversas dúvidas, mas também um certo fascínio pelo treinamento com maior controle. Acredito que por aqui possamos tirar as dúvidas individualmente. Basta que devolvam o e-mail com suas perguntas. E lembrem-se sempre : Em nossas aulas, vocês estarão sempre treinando em sessões criadas com direcionamento e em cima das propostas do spinning® , o que por si só já trará toda a segurança necessária. O monitor cardíaco é um instrumento magnífico para incrementarmos o seu treinamento, mas o importante dentro da sala de aula é sempre a bicicleta.

"Suba na sua bike, coloque suas mãos sobre o guidão, sente no banco e pedale. Você já estará praticando spinning®."

Nenhum comentário: